segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

moção de repúdio à denúncia do MP - CAECO UNICAMP

O Centro Acadêmico de Economia do IE - Unicamp vêm, por meio desta nota, repudiar a denúncia por danos ao patrimônio público, pichação, desobediência judicial e formação de quadrilha do Ministério Público Estadual contra os 72 estudantes da USP pela ocupação da reitoria em 2011.
Por meio da estratégia de judicialização dos ataques aos movimentos sociais em geral, a presente ação protocolada pela promotora Eliana Passarelli se soma aos diversos ataques promovidos pelas conservadoras e hierárquicas reitoriais das universidades estaduais paulistas e do governo do estado de São Paulo contra o movimento estudantil e sindical auto-organizado. O mesmo Estado e governo que denuncia por formação de quadrilha os estudantes que lutam contra a presença da PM na universidade, morros e favelas é aquele que coloca a polícia militar nas favelas e periferias, como o faz ao final do ano passado, na sua cínica “guerra contra o tráfico”, promovendo um verdadeiro genocídio da população jovem e negra nas periferias de São Paulo.
A manutenção do status quo da universidade pública visa assegurar os laços entre os recursos públicos, as grandes corporações e os grupos políticos; contra essa “ordem” universitária, o movimento estudantil e sindical têm se organizado em defesa da democratização do acesso à universidade e da sua estrutura de poder. Lutando para que os jovens das periferias que hoje estão fora dela, sendo assassinados pela polícia, possam estar estudando e produzindo o seu próprio conhecimento na universidade.
Apenas a auto-organização dos estudantes e funcionários pode dar condições a uma universidade plenamente pública e democrática. É com esses fins que os estudantes e funcionários na USP, na Unicamp e na UNESP tem se organizado e por isso, sofrido ataques da casta de poder das reitorias.
Deste modo, O CAECO vem se posicionar e prestar total solidariedade aos estudantes!
- Em defesa do movimento estudantil e sindical!
- Contra as ações judiciais e não-judiciais que visam criminalizar e desorganizar os movimentos sociais!
- Pela democratização do acesso a universidade e de sua estrutura de poder herdeira da ditadura militar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário