quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Moção de apoio à Greve da EACH



Em assembleia conjunta de estudantes, funcionário e professores, realizada no dia 13 de setembro, foi deliberada a manutenção da greve dos três setores por tempo indeterminado, devido à concentração de gás metano no terreno onde foi construído o prédio da Universidade de São Paulo, campus Leste (EACH).
O risco que passam os estudantes e trabalhadores desse campus expõe a decomposição do ensino público, promovida pelo governo do Estado, incapaz de preservar até mesmo a saúde dos que freqüentam a universidade.
Aos poucos se revelam os reais interesses por traz da construção de uma universidade pública, numa região periférica de São Paulo, que se acomodam perfeitamente às condições insalubres para se alcançar os objetivos eleitorais. A EACH serviu aos interesses eleitoreiros do PSDB. Existe quase que como um suvenir numa região pobre, cuja maioria certamente está impossibilitada de alcançar o ensino superior.
O agravamento da contaminação do solo é um marco da debilidade de um campus que nasceu frágil, e assim o permanece após 8 anos de sua inauguração. Não possui moradia estudantil, foi inaugurado sem restaurante universitário. A quantidade de professores e a infraestrutura, como livros na biblioteca são insuficientes. Foram criados novos cursos sucateados. Em 2012 algumas dezenas de vagas foram suprimidas.
Somente a luta dos que estudam e trabalham poderá combater a contaminação do terreno da EACH, como expressão da precarização do ensino público.

O Fórum dos Processados da USP apóia a greve dos estudantes, funcionários e professores da EACH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário